Saiba como funciona a aposentadoria privada, e os benefícios que ela traz
O futuro ocasiona, diversas preocupações nas pessoas. Ao decorrer dos anos, há várias situações que causam dúvidas e incertezas, como as ligadas aos filhos, á saúde e a qualidade de vida em geral. Conforme a idade vai avançando, a capacidade de trabalhar diminui, então a aposentadoria torna-se a maior assistência nesse momento. Mediante, a um cenário de tantas imprecisões, é válido considerar a previdência privada, ou aposentadoria privada, como também é conhecida. Tendo em vista, que a versão social deferida pelo INSS é resultante de diversas reclamações, preocupar-se desde já com uma opção complementar é uma das melhores alternativas que você tem, para garantir o seu futuro.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA APOSENTADORIA PRIVADA?
Fazer esse investimento é extremamente vantajoso, pois é simples e possui duas etapas: armazenar e depois recuperar. Primeiramente, é necessário fazer um investimento inicial, configurar as aplicações mensais, escolher um beneficiário, e passar anos investindo. Esta é a fase de armazenar. Posteriormente, você poderá escolher de qual forma quer receber de volta o capital acumulado e os juros. Essa é a fase de recuperar. Existem dois tipos de planos de aposentadoria privada: o VGBL(Vida Gerador de Benefício Livre) e o
PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).
DIFERENÇAS PREVIDÊNCIA PÚBLICA E PRIVADA
A principal diferença entre a aposentadoria pública e privada, é especialmente, a oportunidade de poder escolher o valor da contribuição, e consequentemente a periodicidade da mesma. Desta forma, é provável fazer um investimento completo, ou parcelar ao decorrer dos anos. O valor recebido, será equivalente ao valor investido. Outra diferença importante, é que é permitido o resgate do dinheiro, caso aconteça a desistência do plano. Bom, se você quer começar a planejar o seu futuro e da sua família, meu conselho é prepare-se. Não deixe essa responsabilidade apenas para o Governo. Tome a direção da sua aposentadoria. Posso te afirmar com convicção, que este é o melhor caminho para se tornar um aposentado financeiramente independente. Vale a pena sim investir em previdência privada. Óbvio, desde que você verdadeiramente possua um plano de longo prazo estabelecido.